A Copa do Mundo está dobrando a esquina. Em menos de um mês estaremos vivendo aquele ambiente gostoso de torcida com muitos jogos para acompanhar. Em nossa cultura, o futebol está enraizado. A paixão de torcedor move milhões de corações espalhados pelos quatro cantos do Brasil.
Além de toda essa diversão e conexão que o esporte traz, o futebol oferece valiosos aprendizados que podem ser levados para a vida fora das quatro linhas. Se para as crianças ele pode ajudar a desenvolver habilidades e valores, quando nos tornamos adultos também podemos seguir aprendendo. E não estou dizendo que precisamos ser atletas ou até mesmo disputar uma partida todas as semanas. Nem sempre é possível e nem todos nós somos habilidosos. Mas sim observando os times campeões, coletivas de imprensa e livros disponíveis.
Parei para refletir e reuni cinco pontos que podemos trazer do futebol para o nosso ambiente de trabalho. Confira!
1. Gestão de pessoas é essencial
É impossível ganhar um campeonato sem um trabalho nos vestiários. Mesmo com grandes executivos, CEO e diretores, quem entra em campo e está diretamente lidando com clientes é o seu time de atendimento e vendas, por exemplo. Não se pode focar somente no corpo diretivo e executivo e deixar de lado o operacional. A gestão de pessoas deve englobar toda a empresa, todo o “vestiário”. Uma equipe unida trabalha melhor e evolui junta.
Seus colaboradores devem se sentir bem onde trabalham, devem receber apoio e todas as ferramentas necessárias para desenvolver seus trabalhos. É importante lembrar que diversas pesquisas apontam que a produtividade está intimamente relacionada com a felicidade dos trabalhadores. E isso passa por uma gestão de pessoas de qualidade!
2. Adaptar a linguagem para passar estratégias
Comunicação é definida como a transmissão e recepção de mensagens entre transmissor e receptor. Ela pode ser realizada através da linguagem oral, escrita ou gestual, por meio de sistemas convencionados de signos e símbolos. O que garante essa transmissão e recepção efetiva é justamente garantir que o receptor compreenda os símbolos e signos que você está utilizando. E o que isso quer dizer?
Além de se dedicar a compor uma estratégia vencedora, é preciso refletir sobre a melhor forma de transmitir esse plano aos outros. Todas as pessoas são diferentes e, portanto, compreendem de formas distinas. A forma como você se comunica com grupos diferentes, mesmo que estejamos falando da mesma mensagem, deve ser adaptada.
Essa máxima precisa ser a mesma no momento de trazer o seu cliente contigo. É preciso conhecê-lo e falar diretamente a ele com a linguagem que está acostumado. Dessa forma, aumentam as chances de que ele compreenda o que quer dizer.
Outro dia, estava lendo uma matéria sobre um técnico que ao conversar com a psicóloga do clube notou que os jogadores tinham dificuldades para compreender o plano de jogo naquelas famosas lousas. Ele, então, criou um tapete em tamanho bem maior e utilizava para mostrar o plano de maneira diferente e estava funcionando.
Isso é importante. Às vezes o problema não está na estratégia, mas sim na comunicação.
3. Estudar o movimento para adaptar o seu “jogo”
Você pode ter uma estratégia excelente, um “padrão de jogo” impecável, se não houver um estudo sobre o que o concorrente está fazendo e adaptar para essa nova forma de jogar, suas chances caem.
Isso porque da mesma forma que você está olhando seu concorrente, ele está fazendo o mesmo com a sua empresa. Só é possível surpreender se houver estratégias moldáveis, igualmente boas, mas facilmente adaptáveis para as condições que o mercado tem oferecido para você. Essa atitude evitará que você seja surpreendido pelas mudanças e tenha planos favoráveis em qualquer situação que se apresente.
4. Nem sempre o melhor ganha
Lidar com frustrações e resultados adversos é uma habilidade necessária para o mercado de trabalho. E para a vida pessoal também, obviamente. Não adianta passar dias revoltado com o resultado, achar que tudo está perdido. Essas atitudes não resolvem o problema e podem, inclusive, aumentar o número de fracassos. A diferença entre uma empresa “campeã” é a habilidade de se reerguer, de observar os pontos que precisa ser melhorado, treinar e mudar o próximo jogo.
Perdeu um cliente? Uma venda importante? Analise o que se pode adaptar para a próxima oportunidade. Reveja o jogo, repense seu concorrente e treine para estar mais bem preparado. Desistir não é uma opção no futebol. Aprender com as vitórias e ainda mais com as derrotas é uma importante lição que podemos aprender com o esporte.
Perder faz parte do jogo, reavaliar uma derrota, aprender a refletir sobre as possíveis melhoras é o que te diferencia do outro. Isso é importante para perceber o valor do esforço em cada conquista.
5. Trabalho em equipe: mescla entre juventude e experiência
Uma andorinha só não faz verão. Um jogador sozinho não ganha campeonato. É preciso de todos para que a empresa lucre. Mais do que isso, é importante entender que assim como no futebol, cada um tem seu papel, sua posição e sua importância fundamental para o desenvolvimento da equipe.
Quando cada um faz a sua parte, o resultado flui. Ninguém vence um jogo sozinho, nem mesmo é possível levar um campeonato somente com 11 jogadores. É preciso do trabalho de muitas outras pessoas: comissão técnica, jogadores, corpo médico, infraestrutura, direção etc. São inúmeros os atores e as suas contribuições são igualmente importantes para o resultado final.
Outro ponto fundamental é a mescla de experiências. A diversidade traz renovação, novas ideias e um ambiente frutífero. Invista em profissionais de diferentes idades, formações, origens, gêneros e outras infinitas possibilidades. Quanto mais mentes distintas estiverem unidas, mais fértil será o terreno do seu negócio.
Olhar de outra maneira para o futebol me fez entender como é inspiradora a prática esportiva. Convido você a levar novas visões para as coisas que podem parecer que nada tem a ver com o mundo corporativo. A vida é uma escola, basta a gente estar atento!
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