Uma das grandes oportunidades que os eventos proporcionam é o networking. Para nós, que trabalhamos nessa indústria, esse é um dos grandes valores que não só transmitimos aos nossos clientes, mas também desfrutamos em sua totalidade.
É um intercâmbio de experiências que nos faz ter contato com grandes histórias e empresas. E é o caso da Núcleo Cenografia, que conheci através das oportunidades que nos facilita as associações do nosso mercado, especificamente a ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes). Em uma das enriquecedoras reuniões, me encontrei conheci a Sulla Costa, Diretora de Atendimento da Núcleo.
A Núcleo tem um ótimo histórico de abrir os olhos para novas oportunidades do mercado -também outra grande possibilidade que o setor de Eventos nos proporciona-. E eu gostaria de compartilhar com vocês para que possamos fazer, deste 2023, um ano de expansão.
É importante contar essa história desde dentro. Por isso, conversei com a Sulla Costa e com o Luciano Angelini, Diretor Criativo, sobre o trabalho que a Núcleo tem desenvolvido para alcançar novos negócios com muita qualidade e boas entregas. Algo que, vocês sabem, é fundamental para o mercado em que trabalhamos. Afinal, um dos nossos melhores “cartões” é um projeto de qualidade entregue e disponível para visitação.
Fazer diferente é um diferencial
A cenografia é a roupa do evento. Aquilo que traz os visitantes ao mundo idealizado pela marca para aquela ocasião. A Núcleo Cenografia tem como base o trabalho corporativo, trazendo as nuances da marca para dentro do evento. Mas não se fechou a este segmento e vem colhendo os frutos dessa decisão com o passar do tempo.
Em 2019, fez sua primeira experiência no segmento natalino. Uma árvore azul que combinasse perfeitamente com a identidade visual do cliente. Mas como o desafio faz parte dos projetos Núcleo, a árvore seria montada do lado de fora do edifício, sujeita a chuva e vento e combinada com uma parada natalina.
O grande diferencial deste projeto para todos os outros anteriores, era entender qual seria a melhor estrutura para essas condições climáticas somada ao fato de que, até então, as montagens da empresa eram para eventos de no máximo dias. Esse ficaria exposto por meses.
O projeto foi entregue com qualidade e abriu a Núcleo para este grande mercado. Neste último ano de 2022, quem visitou o Shopping Paulista pôde ver com detalhes a criação da dupla de artistas Polyheads, Tico Volpato e Pedro Elias, tomar forma e se transformar em uma belíssima decoração natalina feita com papel.
A Sulla e o Luciano ainda comentaram que a Núcleo também tem trabalhado em festivais de músicas, um projeto diferenciado de iluminação da Ponte Estaiada e até com projetos permanentes instalados nas empresas dos clientes. Novos mercados, novas possibilidades, mas sempre prezando pela qualidade e bom relacionamento.
Por que devemos nos abrir a novas possibilidades?
A pergunta correta é: “por que não?”. Manter os olhos famintos por novos mercados deveria ser o padrão para todos nós. E não estou falando apenas do ponto de vista empresarial, nós como profissionais também deveríamos manter a curiosidade aguçada para aprender sobre novos assuntos que possam impactar positivamente em nosso trabalho.
É o que a Núcleo tem feito. De acordo com eles, as agências parceiras já identificaram na Núcleo a possibilidade de construir projetos diferenciados. E essa identificação faz com que os clientes ganhem mais confiança nos projetos, agregando a empresa já no início do seu planejamento. Algo extremamente positivo, pois há uma troca de ideias prévia que ajudará durante todo o processo evolutivo do projeto. Planejamentos mais extensos geram mais qualidade, que consequentemente ganham mais visibilidade e a roda da Núcleo seguirá girando.
Além de ser uma excelente forma de fidelizar clientes, criando parcerias mais fixas e duradouras, graças à capacidade de criação conjunta.
Contudo, nada disso seria possível se não houvesse um trabalho anterior a este projetos e, obviamente, a este resultados positivos: o trabalho de marketing. A divulgação dos trabalhos através das redes sociais e do networking foi a base para que o mercado pudesse identificar a Núcleo como uma empresa parceira no momento de desenvolver projetos diferenciados. E é essa a marca que eles querem deixar: projetos inovadores e de qualidade, que façam os visitantes ou convidados brilharem os olhos.
Chegar a este patamar exige muito trabalho, mas pessoalmente, creio que vale a pena. Aproveitar as oportunidades não é “atirar para todos os lados”, sem uma clara ideia do que a nossa marca significa. Mas sim, entender como a nossa marca pode performar naquele novo segmento. Essa é uma lição valiosa que podemos tirar.
O que está por vir?
A Núcleo acredita em um ano de agenda positiva e mais planejado do que o que acabamos de viver. Como quase todas as empresas do mercado, o ano de 2022 ficará marcado pela avalanche de projetos que atingiu nossos planos. E com eles não foi diferente.
Por isso, eles deram um passo atrás ainda no final do ano para planejar com cuidado o ano seguinte, buscando que em 2023 eventos repentinos não sejam rotina. Dessa forma, conseguirão uma organização diferente tanto financeira, quanto da equipe responsável por cada projeto. Neste final de dezembro/começo de janeiro, inclusive, já estão trabalhando em projetos de março.
Trazer esse texto como primeiro do ano tem uma justificativa e lição valiosa: abrir nossos olhos Não só para as oportunidades que surgem no mercado ou até mesmo que são oferecidas pelos nossos clientes - como foi o caso da Núcleo-. Mas também para fazer nosso ano diferente em termos de organização.
É vital que o tempo de sobrecarga tenha ficado para trás. Isso fará bem para a nossa empresa e, principalmente, para nossa equipe. O ano já começou e meu convite é para que façamos diferente.
Ótimo 2023 a todos!
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